A CBDE e a Confederação Brasileira de Wrestling emitiram nota conjunta para os atletas convocados para o JEBs Sub 18.

A nota na íntegra pode ser lida clicando aqui.

A CBW realizará após o último dia de copetição da modalidade no JEBs o Campeonato Brasileiro de Wrestling Sub 17. E pela parceria a CBDE arcará com os custos de hospedagem e alimentação para os atletas convocados pela FEDEESP para participar no campeonato Brasileiro.

Leia a nota na íntegra e abaixo as questões mais comuns geradas por essa parceria entre as confederações.

A sessão “10 perguntas e 10 respostas” está de volta. Em virtude das dúvidas geradas pela realização do Jebs Sub-18 e do Campeonato Brasileiro Sub-17, na mesma semana e cidade, fruto da parceria inédita entre a Confederação Brasileira de Wrestling e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar, a CBW vai responder os principais questionamentos.

1) O Campeonato Brasileiro Sub-17 e o Jebs Sub-18 são o mesmo torneio?


NÃO. Os Jogos Escolares Brasileiros Sub-18 de Wrestling é um torneio e o Campeonato Brasileiro de Wrestling Sub-17 é outro. Pela primeira vez os dois vão acontecer em datas próximas, na mesma semana e na mesma cidade, Aracaju, capital do Sergipe. O Jebs Sub-18 acontece dias 22 e 23 de maio e o Brasileiro Sub-17 dia 24 de maio.

2) Estar inscrito no JEBs Sub-18 garante minha participação no Campeonato Brasileiro Sub-17?


NÃO. Para participar dos JEBS, os atletas devem vencer seletivas para disputar o torneio que vale vaga para a Gymnasiade do Bahrein. Já para participar do Campeonato Brasileiro Sub-17, o atleta deve estar vinculado a uma Federação Filiada, com anuidade em dia e se inscrever até às 17h do dia 24 de abril, pela plataforma de inscrições da CBW.

3) O atleta vai poder lutar as duas competições? Qual a idade limite para participar dos dois campeonatos?


SIM. Apesar de ser Sub-18, os JEBs abrigam atletas que fazem 17 anos em 2024, ou seja, que nascerem em 2007, 2008 ou 2009. A mesma faixa etária do Campeonato Brasileiro Sub-17.

4) Vou lutar o JEBS e o Campeonato Brasileiro Sub-17, preciso pagar outra hospedagem?

NÃO. Os atletas que disputarem o JEBS terão hospedagem e passagem de volta pagos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Os lutadores chegam no dia 21 de maio e só deixam a cidade no dia 25 de maio, um dia depois da realização do Campeonato Brasileiro Sub-17 de Wreslting.

5) Vou lutar apenas o Campeonato Brasileiro Sub-17, a CBDE custeará minha passagem e hospedagem?

NÃO. O atleta que participar apenas do Campeonato Brasileiro Sub-17 terá que arcar com hospedagem e passagem.

6) Quais as vantagens de ter dois realizados em datas próximas na mesma cidade?

As Federações e clubes não precisarão arcar com as passagens e hospedagens dos atletas que forem competir o JEBS Sub-18 e o Campeonato Brasileiro Sub-17 de Wrestling. E podem trazer outros atletas para disputa do Campeonato Brasileiro Sub-17, aumentando o nível do torneio. Além de economizar com as despesas de gastos e hospedagem na passagem dos atletas que disputarão o JEBs Sub-18.

7) Por que o número de contemplados do Programa Bolsa Atleta 2025 deve aumentar na categoria Sub-17?

O Campeonato Brasileiro Sub-17 é o único torneio que concede acesso direto ao Programa Bolsa Atleta, os três primeiros colocados de cada categoria podem pleitear a bolsa, desde que a divisão de peso possua ao menos participantes de cinco estados diferentes. Com os atletas participantes do JEBs Sub-18 que também se inscreverem no Brasileiro Sub-17, mais os atletas que participarão apenas do Brasileiro, a expectativa é que as 30 categorias sejam contempladas e o número de atletas contemplados pelo torneio seja recorde.

8) O JEBs Sub-18 vale vaga para o Programa Bolsa Atleta da faixa etária Sub-17?

NÃO. Apenas o Campeonato Brasileiro Sub-17 e o ranking nacional da CBW Sub-17 valem para o pleito do Programa.

9) Disputei o JEBs Sub-18, sou obrigado a participar do Campeonato Brasileiro Sub- 17?

NÃO. O atleta que disputar o Jebs Sub-18 e optar por não lutar o Brasileiro Sub-17 perderá uma oportunidade única. O Brasileiro Sub-17 é o único que concede vaga direta ao pleito do Programa Bolsa Atleta e vale pontos importantes no Ranking da CBW.

10) Essa iniciativa já aconteceu alguma vez na história da modalidade?

NÃO. A Confederação Brasileira de Wrestling e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar realizam pela primeira vez essa parceria de realizar seus dois principais campeonatos nacionais da faixa etária em prol do desenvolvimento do esporte de base e estudantil.

fonte: https://www.cbw.org.br/noticia/3140/10-perguntas-e-10-respostas-sobre-jebs-sub-18-e-o-campeonato-brasileiro-sub-17-de-wrestling-2024

 

 

A Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo - Fedeesp, entidade oficial de administração do Esporte Escolar no Estado de São Paulo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esporte na realização do JEESP 2023, tem a satisfação de dar publicidade ao grande êxito da realização do Jeesp (Jogos Escolares do Estado de São Paulo) e a conquista do Tricampeonato JEBs.

Além das conquistas em quadra, o TIMESP foi contemplado, por mérito obtidos pelos alunos e escolas em quadra, ao direito de obtenção da Bolsa Atleta.

O Programa criado pelo Governo Federal, através do Ministério do Esporte, destina recursos de custeio e manutenção da formação esportiva brasileira, incluindo as competições Escolares - caso dos Jogos Escolares Brasileiros - JEBs.

O Estado de São Paulo, foi contemplado com 75 indicações, e a lista de contemplados pode ser consultada aqui.
As modalidades paulistas contempladas e número de vagas, foram:

Natação 13
Judô 9
Atletismo 7
Basquetebol 6
Badminton 3
Tênis de Mesa 3
Wrestling (GR) 2
Ginástica Artística 1
Ciclismo 1
Taekwondo (Kyorugi) 1

As Escolas que mais se destacaram e número de bolsas são:

COLÉGIO AMORIM - 8 contemplados
COLÉGIO ARBOS - 2 contemplados
ABC MASTER ESCOLA -  2 contemplados
SESI 210 ITAPIRA - 2 contemplados

Informações para a solicitação do Bolsa Atleta

A inscrição do atleta candidato deverá ser efetivada exclusivamente por meio do Sistema Bolsa-Atleta, que estará disponível a partir de 00:00 hora do dia 18 de março de 2024 até às 23 horas e 59 minutos do dia 1º de abril de 2024, no endereço eletrônico https://www.gov.br/esporte/pt-br/acoes-eprogramas/bolsa-atleta

-O processo de inscrição junto ao Governo Federal é de exclusividade do estudante-atletas e seus responsáveis;
- A modalidade coletiva de Futsal, por não ser modalidade olímpica, não é contemplada no programa;
- Os estudantes-atletas da modalidade de Atletismo Adaptado do JEB´s não podem concorrer a categoria Bolsa Atleta indicados pela CBDE, os resultados para modalidades paralímpicas valido pelo Ministério são os enviados pelo CPB nas Paralimpiadas Escolares Brasileiras;

- Resultados de eventos esportivos internacionais escolares (Ex: Gymnasiade e Jogos Sul-americanos Escolares) não são contemplados nas diretrizes do Programa, onde a CBDE participa, somente, com o cadastro dos resultados exclusivos dos Jogos Escolares Brasileiros - JEB´s 12 a 14 anos;
A Declaração de Participação de cada aluno/atleta com direito a Bolsa Atleta, será enviado ao e-mail de cadastro da escola junto a FEDEESP.

Caso não tenha recebido a declaração, o atleta e/ou seu responsável poderá solicitar diretamente ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Os documentos para leitura e conhecimento para o pleito da bolsa junto ao Ministério dos Esportes são:

 

- Edital Bolsa Atleta Governo Federal
- Portaria MESP nº5 janeiro/2024 – Procedimentos e fases de pleito para concessão do bolsa-atleta
- Portaria MESP Março/2024 (nova portaria de regulamentação do Programa, que estabelece que só estudantes com 14 anos completos até último dia de inscrição poderão se inscrever)

 Todas as dúvidas, deverão ser direcionadas diretamente ao Contato de atendimento da Coordenação do Programa Federal Bolsa Atleta aos estudantes-atletas e responsáveis:

Coordenação Bolsa Atleta - Ministério do Esporte de MESP com Atletas/Pais, órgão gestor do Programa Secretaria Nacional de Esporte de Alto Desempenho
      Coordenação Eventos Esportivos – Programa Bolsa Atleta
      E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
      Canais de atendimento Ministério do Esporte - Bolsa Atleta

A Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo - FEDEESP, publicou no dia 22 de março a 2ª Convocação dos Atletas do Atletismo que participarão do Jogos Escolares Brasileiros categoria Sub 18. A convocação oficial pode ser obtida clicando aqui..

Os convocados deverão confirmar a participação até o dia 27 de março, enviando os documentos e informações através do link https://forms.gle/fwiinLvnnWUXz8119.

 

 

A Seletiva de Karatê Escolar para o JEB´s Sub 18 já esta toda organiza e pronta para acontecer no próximo sábado dia 16/03.

As informações sobre a competição são:

Dia 16/03/2024
Local: Ginásio Mauro Pinheiro - Ibirapuera
Inicio: 09h00
Entrega de Documento e Pesagem: 09h00 as 9h50
Kata Masculino e Feminino: 10h00 as 10h50
Kumite início: 10h50

As chaves para a lutas do Kumite podem ser conferidas aqui.

As disputas do Kata estão nesse link.

E o cornograma da seletiva para download esta disponível nesse link.

Será necessária a apresentação do RG original para participar da competição.
O transporte e alimentação para a competição é de responsabilidade de cada participante.

Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Boa Competição!

 

A Seletiva Estadual para o Jebs Sub 18 na modalidade do Wrestling já esta com toda a programação pronta e as chaves das lutas também.

A programação foi enviada para todos os atletas, técnicos e escolas inscritas e será da seguinte forma:

Dia 15/03/2024
Local: Ginásio Aline Silva – Sesi Cubatão, o endereço do SESI é  Av. Comendador Francisco Bernardo, 261 – Parque São Luís, Cubatão.
Inicio: 09h00 Congresso Técnico (todos professores)
10h00 - Início Competição
1. Estilo Livre Masculino
2. Estilo Livre Feminino
3. Estilo Greco Romano

17h00 - Reunião com os vencedores, passagem de informações sobre a convocação para o JEBs Sub 18.

As chaves das lutas podem ser consultadas clicando aqui.

Será necessária a apresentação do RG original para participar da competição.
O transporte e alimentação para a competição é de responsabilidade de cada participante.

Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Boa Competição!

As competições dos Jogos Escolares Paulista (JEP) 2024 poderão ser acompanhadas através de um Portal Exclusivo integrado ao site da FEDEESP (Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo). No portal JEP 2024 poderão ser acompanhados todos os detalhes como calendário e jogos da competições, tabela de classificação, equipes e muito mais.O Portal é um oferecimento da FEDEESP e pode ser acessado através do site FEDEESP no ítem de MENU JEP 2024. O Portal também tem um link direto otimizado. Basta digitar fedeesp.org.br/jep 

As inscrições para os JOGOS ESCOLARES PAULISTA (JEP) 2024 já estão abertas e vão o dia até 29 Março.As Escolas podem se inscrever via WhatsApp: 11-98483-1443.11-98146-7598.Garantá já a inscrição da equipe da sua escola e ganhe prêmios.

Página 1 de 15

FEDEESP - Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo © 2024 - Site By JKA

Pesquisar