Título: ISF Anuncia Calendário de Competições para 2024, Incluindo Novidades e Desafios para as Escolas Paulistas

Subtítulo: Mundiais de Voleibol Sub 18, Futebol de Campo na China, e Gymnasiade Sub 18 no Bahrein são os destaques do calendário

A Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF) divulgou nesta semana o tão aguardado calendário de competições para o ano de 2024. O anúncio trouxe empolgação para atletas, escolas e entusiastas do esporte em todo o mundo, com uma série de eventos emocionantes programados para o próximo ano.

Captura de tela 2023 09 26 111110

 

O destaque inicial fica por conta do Mundial de Voleibol Sub 18, que está marcado para acontecer na Sérvia de 19 a 29 de abril. Este torneio promete reunir jovens talentos do voleibol de todo o mundo, proporcionando uma experiência única de competição internacional.

Uma das grandes novidades para 2024 é o Mundial de Futebol de Campo, que será realizado na China nos próximos três anos. No primeiro ano, o evento acontecerá na cidade de Dalian, entre 17 e 27 de maio. O futebol é uma paixão global, e a inclusão desse torneio de forma anual no calendário da ISF certamente aumentará o nível de competição e entusiasmo entre os jovens atletas.

Outro destaque no calendário é o Mundial de Basquete, que terá como sede a cidade de Macau, ex-colônia portuguesa na China, e será realizado de 23 de junho a 3 de julho. Este torneio promete trazer jogos emocionantes e demonstrações de habilidade por parte dos melhores jogadores sub 18 do mundo.

O evento mais aguardado do ano será a Gymnasiade Sub 18, programada para ocorrer no Bahrein entre 23 e 31 de outubro. Este evento abrangente contará com a participação de atletas de 25 modalidades diferentes, incluindo esportes tradicionais como Tiro com Arco, Atletismo, Badminton, Basquete 3x3, Vôlei de Praia, Boxe, Xadrez, Dance Sport, Esgrima, Ginástica Aeróbica, Artística e Rítmica, Judo, Karatê, Orientação, Natação, Tênis de Mesa, Taekwondo e Wrestling. As modalidades paradesportivas do evento serão o atletismo, judô e natação.

Uma grande surpresa neste ano é a inclusão das modalidades de Padel e Handebol, esta última sendo uma modalidade coletiva raramente presente nas Gymnasiades. Essa decisão mostra o compromisso da ISF em diversificar as modalidades esportivas e oferecer oportunidades para atletas de diferentes especialidades.

No Brasil, as escolas paulistas já estão se preparando para participar das seletivas regionais, ansiosas pela oportunidade de representar o país nesses prestigiosos torneios internacionais. A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) deverá em breve publicar o calendário nacional das seletivas, o que aumentará ainda mais a expectativa e o entusiasmo entre os jovens atletas brasileiros.

Com o calendário de competições para 2024 da ISF agora disponível, o mundo do esporte escolar aguarda com grande expectativa por emocionantes competições e momentos inesquecíveis de camaradagem e competição em todo o mundo. Os jovens atletas terão a oportunidade de mostrar seu talento em uma variedade de esportes e criar memórias que durarão para toda a vida.

Clique aqui, e veja o boletim anual de eventos, com as informações de cada evento publicado pela ISF. 

 

Estado de SP é o grande campeão dos Jogos da Juventude

O Estado de São Paulo é o grande campeão dos Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em Ribeirão Preto. Os atletas paulistas deram um show e garantiram 103 pódios na competição, com destaque para atuações individuais e modalidades.

No acumulado das medalhas, o Estado de São Paulo superou o Paraná, campeão de 2022, e quarto lugar este ano; Rio de Janeiro e Santa Catarina, segundo e terceiro colocado respectivamente. Considerando o quadro de medalhas de ouro, São Paulo leva para casa 45.

q1

 

O Estado liderou a competição desde a primeira onda nas disputas de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo e Wrestling, com 39 conquistas: 16 ouros, 15 pratas e 8 bronzes. O destaque ficou para Maria Eduarda Oliveira, conquistou ouro no salto em altura e no triplo e Alessandro Borges que fez 20m no arremesso do peso com apenas 16 anos.

Na segunda onda deu Estado São Paulo mais uma vez e com ampliação de vantagem no quadro de medalhas. Foram 25 ouros, 24 pratas e 16 bronzes. Total de 65. Nesta fase foram disputadas as modalidades de ginástica artística, triatlo, vôlei, tênis de mesa e judô.

“Nossos atletas mostraram muita garra nos Jogos da Juventude. Estamos orgulhosos com o desempenho, responsabilidade e dedicação que começou nas classificatórias Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp)”, parabenizou a secretária de estado de Esportes, coronel Helena Reis.

A reta final tem disputas de basquete, handebol, natação, vôlei de praia, tiro com arco e águas abertas. Os atletas que representaram o Estado de São Paulo na natação foram o grande destaque com 37 pódios em diferentes estilos. Dezoito deles no posto mais alto, dez são de prata e sete de bronze.

Os holofotes se voltaram para a nadadora Larissa Borba, de 17 anos, que garantiu seis dos dezoito ouros conquistados pela natação nos Jogos. A atleta já é considerada promessa para a modalidade.

“O Estado de São Paulo deu um show com atletas vindos e classificados de unidades escolares. Estamos muito felizes com tudo o que vimos aqui e parabenizamos a cada atleta pelo esforço e amor ao esporte”, comemorou Silvia Musto, chefe da delegação paulista nos Jogos da Juventude.

A delegação paulista foi formada pelo atletas campeões nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, realizado em parceria com a FEDEESP.

fonte: SESP

 

A Gymnasiade é o principal evento mundial do esporte escolar, que ocorre anualmente com a faixa etária alternada, anos ímpares estudantes até 15 anos de idade, e anos pares para estudantes de até 18 anos de idade.

Nesse ano de 2023, a edição para estudantes de até 15 anos foi realizada na cidade do Rio de Janeiro no período de 19 a 27 de agosto. Com a participação de 44 países e mais de 2.000 participantes em 18 modalidades esportivas.

O Brasil teve uma brilhante participação, conquistando o primeiro lugar na classificação geral, com uma delegação de 407 participantes.

São Paulo teve a maior delegação com 106 vagas, entre estudantes e professores, vagas conquistadas através do Jogos Escolares Brasileiros de 2022, que serviu como seletiva para essa competição e demais modalidades que não compuseram o JEB´s foi realizado a convocação por ranking ou seletivas das confederações de cada modalidade. Destaca-se a importância dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP-2022, que serviu como seletiva para o JEB´s, classificando a maioria de nossos atletas para a principal competição mundial do esporte escolar, valorizando ainda mais a parceria da FEDEESP com a SESP.

A delegação paulista foi responsável por 81 medalhas do total de 282 da delegação brasileira. Sendo 24 medalhas de ouro, 28 de prata e 29 de bronze.

MEDALHAS DELEGAÇÃO BRASILEIRA POR ESTADO

 Estado

Ouro

Prata

Bronze

Total

SP

24

28

29

81

RJ

10

10

14

34

SC

5

5

3

13

BA

4

3

2

9

MS

4

0

0

4

PE

3

5

4

12

RS

3

1

0

4

MG

2

7

0

9

PR

1

5

8

14

AM

1

2

3

6

GO

1

1

2

4

ES

1

1

1

3

MT

1

1

0

2

CE

1

1

0

2

PB

1

0

7

8

RR

1

0

0

1

PA

0

4

2

6

DF

0

3

0

3

RN

0

1

1

2

SE

0

1

1

2

PI

0

1

0

1

AP

0

0

2

2

AL

0

0

1

1

MA

0

0

1

1

RO

0

0

0

0

EQUIPE

25

11

22

58

TOTAL

88

91

103

282

Abaixo, apresentamos a relação de Medalhas por Atletas Paulistas.

MODALIDADE

NOME COMPLETO

NOME ESCOLA

REDE DE ENSINO

MEDALHA

OURO

MEDALHA

PRATA

MEDALHA

BRONZE

Atletismo

Beatriz Camargo Monteiro Silva

Colégio Progressão

Privada

2

0

1

Atletismo

Laura Fernanda Moraes Meira

EE. Osvaldo Martins

Pública

0

1

1

Atletismo

Isadora Justiniana Pereira

Colégio Gardhon Bandeiras

Privada

0

0

0

Atletismo

Pedro Henrique Santana Nicolau

EE. César Donato Calabrez

Pública

0

0

0

Atletismo

Kenedy Cunha de Souza

CM Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira

Pública

0

0

0

Atletismo

Julio Cesar Garcia de Araujo

EMEB Prof. Maria Cecília P. de Faria

Pública

0

0

1

Atletismo

Carlos Eduardo de Oliveira

EE Camilo Sahade

Pública

0

0

0

Atletismo

Wilton dos Santos Souza Junior

EE João Borges

Pública

0

1

0

Natação

André Lopes Filho

Colégio Inovação

Privada

0

2

3

Natação

Murillo Grandi

Colégio Amorim

Privada

0

1

2

Natação

Cauã Lopes Angelotti

Colégio Brasília

Privada

0

1

0

Natação

Sophia de Andrade Isidoro

Colégio Pan Terra

Privada

2

2

3

Natação

Ana Julia Aguiar Amaral

Colégio Cassiano Ricardo

Privada

2

1

1

Natação

Lara Capodifoglio

Colégio Jonh Kennedy

Privada

1

0

0

Natação

Milena Vitoria Torquete Barros

Colégio Municipal Tom Jobim

Pública

0

1

1

Natação

Leticia Moreira de Lima

Colégio Amorim

Privada

0

0

0

Tênis de Mesa

Gabrielle Pincerato

Colégio Arbos São Caetano do Sul

Privada

0

0

1

Tênis de Mesa

Abigali Menezes Araujo

Colégio Arbos São Caetano do Sul

Privada

0

0

1

Wrestling

Vinicius Silva Farias

SESI CE-417

Privada

0

1

0

Wrestling

Joao Pedro de Jesus Teixeira

SESI Cubatão

Privada

0

2

0

Wrestling

Marya Eduarda Soares De Moraes

Centro Educacional Vila Verde

Privada

0

0

1

Wrestling

Yasmim Neper Oliveira Santos

Saint Mary's School

Privada

1

0

0

Wrestling

Mayara Neper Oliveira Santos

Saint Mary's School

Privada

0

1

0

Wrestling

Ana Lara Vicente Da Cruz

Elmano Ferreira Veloso

Privada

0

0

1

Tiro com Arco

Fernanda Glatt Waib

Colégio Rio Branco

Privada

2

0

0

Tiro com Arco

Giovana Lins Garcia

Colégio Santa Cecília

Privada

0

1

0

Tiro com Arco

Henrique Mezzacapa

Colégio Benjamin Constant

Privada

1

0

0

Tiro com Arco

Pedro de Castro Bompiani Diancora

 British College Brazil

Privada

0

1

0

Tiro com Arco

Felipe Foliarini Tim

Escola Salesiana São José de Campinas

Privada

0

1

1

Tiro com Arco

Gustavo Pimentel de Oliveira

Colégio Etapa

Privada

0

0

1

Boxe

Dayllane Kauane Silva Moreira

Escola Revereno Denoel Nicodemo Eller

Privada

0

0

1

Boxe

Andrielly Gregório de Aragão

Colégio Padre Antonio Velasco Aragon

Privada

0

1

0

Boxe

Camila Amorim Silva

Escola estadual Odilon Corrêa

Pública

0

1

0

Boxe

Nicole Beatriz Dorneles Bandeira

EE Prof. Paulo Ferrari Massaro

Pública

0

1

0

Boxe

Livia Marcelino Guimarães

Colegio Ativa de Educação e Cultura

Privada

0

1

0

Boxe

Dyovanna Macedo Lopes

Colégio Milton Cernach

Privada

0

0

0

Boxe

Jhulya Moreira dos Santos

EMEF Desembargador Silvio Portugal

Pública

0

0

0

Boxe

João Vitor de Souza Silva

Colégio Coliseu

Privada

1

0

0

Boxe

Maikon Soares de Souza

EE Cicero Barcala Junior

Pública

0

0

1

Boxe

Pedro Henrique Queiroz

Colégio Padre Antonio Velasco Aragon

Privada

0

0

1

Boxe

Cláudio Santos de Souza

   

1

0

0

Boxe

Enzo Gabriel Pereira da Silva

Escola Revereno Denoel Nicodemo Eller

Pública

0

0

1

Boxe

Emanuel Perini Guimarães

Escola Revereno Denoel Nicodemo Eller

Pública

1

0

0

Boxe

Luiz Eduardo Ribeiro de Assis

   

0

0

0

Boxe

Bruna Oliveira Ignacio

Emef. Prof. Norma de Conti Simão

Pública

1

0

0

Boxe

Isabelle Rezende Mafra

Colégio Aster

Pública

1

0

0

Esgrima

Luiz Henrique Foschini Queiroz

Escola Presbiteriana Mackenzie

Privada

0

1

0

Esgrima

Guilherme Dubiel Dourado

Instituto Educacional São Francisco

Privada

0

0

1

Esgrima

Joaquim Peluso Rodrigues A. Pedroso

Colégio Global

Privada

1

0

0

Esgrima

Valentina Marconi Basso

Escola Bilíngue Pueri Domus

Privada

0

1

0

Esgrima

Mariana Nobrega De Melo

CEU EMEF Paraisópolis

Privada

0

1

0

Esgrima

Stella Leite Dos Santos

Colégio Visconde de Porto Seguro

Privada

0

1

0

Judô

Sara Vieira Resende

EMEF Prof. Maria Ap. dos Santos

Pública

0

1

0

Judô

Juliana Rodrigues Yamazaki

Colégio Delta

Privada

1

0

0

Judô

Lavínia Freitas Igaki

Helena Urbano Nagib Professora

 

0

1

0

Judô

Anna Luiza Carneiro Barbosa

EE Suetônio Bittencourt Junior

Pública

0

1

0

Judô

Jasmine Carolina Costa Monteiro de Lima

Evolução Instituto de Ensino

Privada

1

0

0

Judô

Fernando Masato Matsuda

Colégio IENEC

Privada

1

0

0

Taekwondo

Isabelle Cecília Ferreira

EE Dolores Antunes da Silva

Pública

0

0

1

Taekwondo

Rayssa Oliveira Moreira

Jussara Feitosa Domschke

Privada

0

0

0

Taekwondo

Elis Vasconcelos Mello dos Santos

EE Zilah Ferreira Viagi Passareli de Campos

Pública

1

0

0

Taekwondo

Gabriel da Silva Carvalho

Colégio Brasília de São Paulo

Privada

1

0

0

Taekwondo

Alisson Cauã Silva Barros

EE Professor Juvenal Machado de Araújo

Pública

1

0

0

Taekwondo

Vitor Ferreira Massa

Saint Mary's School

Privada

1

0

0

Taekwondo

Nicolas Luiz Rodrigues de Oliveira

EMEFI Prof. Alda de Souza de Araújo

Pública

0

0

0

Taekwondo

João Victor Barros da Silveira

Colégio Técnico Univap Villa Branca Jacarei

Pública

0

2

1

Dança

Chaya Gabor Rebelo M. Gaugoul Prazeres

CEDUC Escola Educacional Cristã

Pública

0

0

0

Dança

Marina Tarsitano de Assis

Escola Estadual Irene de Lima Paiva

Pública

0

0

2

Ginástica Artística

Tiago Marson Capella

Colégio Franciscano Stella Maris

Privada

1

2

3

Ginástica Artística

Matheus Velschi Poshini

EMEF Conde Pereira Carneiro

Pública

0

1

1

Ginástica Artística

Artur Borges dos Santos

Escola Estadual Carolina Cintra

Pública

0

2

0

Ginástica Artística

Sophia Weisberg

Colégio Padre Júlio Chevalier

Privada

1

0

0

Ginástica Artística

Heloysa Valentina da Silva

EE Prof. Carlos Pezzolo

Pública

0

0

1

Ginástica Rítmica

Fernanda Regalo Alvaz

Colégio Arbos

Privada

1

2

1

Para-Natação

Aldrey Mykaella Lemes de Oliveira

EE Mercedes Paz Bueno Profa

Pública

2

1

0

Para-Natação

Alessandra Oliveira dos Santos

EE Gabriela Mistral

Pública

0

0

1

Para-Natação

Anna Luiza Alves dos Santos

EE Francisco De Aguiar Peçanha

Pública

0

0

0

Para-Natação

Arthur Antoniassi Souza

Colégio Palavra Viva

Privada

0

0

3

Para-Natação

Enzo Rafael Martins

Colégio Candelária

Privada

2

0

0

Para-Natação

Geovanna Amaduci Lopes da Silva

Colégio Veruska

Privada

0

0

0

Para-Natação

Ivan Fontenele Bevenuto

EMEF ESTAÇÃO JARAGUÁ

Privada

0

0

1

 

JOGOS ESCOLARES PAULISTA 2023 - JEP: Competição reúne mais de 3.000 alunos em quatro modalidades de quadra

São Paulo - Os Jogos Escolares Paulista - JEP, a principal competição escolar do calendário oficial do desporto escolar paulista, está agitando o cenário esportivo do estado com sua edição de 2023. Com a participação de 230 equipes de escolas da capital e Grande São Paulo, o evento engloba quatro modalidades de quadra masculino e feminino: futsal, voleibol, basquetebol e handebol.

Uma novidade nesta edição é o apoio da renomada empresa italiana de artigos esportivos, a Diadora. Fundada em 1948 em Caerano di San Marco, província de Treviso, a Diadora é conhecida mundialmente por seu compromisso com a qualidade e o desempenho esportivo. Patrocinadora de lendas do esporte como Marco Van Basten e Roberto Baggio, a marca está investindo no mercado brasileiro, iniciando sua parceria com o esporte escolar por meio do JEP.

As competições tiveram início em abril e seguirão até novembro, proporcionando um longo período de disputas emocionantes entre os jovens atletas. Com idades que variam de 7 a 18 anos, os Jogos Escolares Paulista são uma oportunidade única para os estudantes mostrarem seu talento e espírito esportivo.

Neste ano, o torneio conta com a participação de mais de 3.100 alunos, divididos em 42 equipes femininas e 188 equipes masculinas. Ao todo, são 588 meninas e 2.512 meninos competindo com garra e determinação em busca da vitória para suas escolas.

O evento conta com a participação de 59 escolas, sendo 7 delas escolas públicas e as outras 52 escolas particulares. Essa diversidade de instituições de ensino mostra o engajamento tanto do setor público quanto do setor privado no desenvolvimento do esporte estudantil.

Confira abaixo o nome das 66 escolas participantes dos Jogos Escolares Paulista 2023:

  • Elvira Linares
  • Orlando Garcia
  • Batista Brasileiro
  • Dom Bosco Mandauí
  • CONSA
  • Parthenon Vila Augusta
  • Jardim São Paulo Cataguases
  • Jardim São Paulo Tremembé
  • Piaget
  • Saint Clair
  • CIL
  • Dominante
  • Amorim Tatuapé
  • Novo Ideal
  • CETS
  • COC
  • Eduardo Gomes
  • Notre Dame
  • E.E. Miguel Sansigolo
  • Oliveira Telles
  • CNC
  • Drummond João XXII
  • Potencial
  • Dom Henrique
  • Palavra Viva
  • E.E. Oswaldo Sampaio
  • E.E. Ede Wilson Gonzala
  • E.E. Villalva Junior
  • E.E. Ilha da Juventude
  • AJR
  • Nitro Volley
  • Anglo Morumbi
  • LAZI
  • E.E. Francisco Aguiar
  • Santa Catarina
  • Tip Toe
  • Santa Bárbara
  • Neolatino
  • Novo DNA
  • Torricelli
  • Salesiano
  • Isaac Newton
  • Caetano Alvares
  • Elite
  • Tancredo Neves
  • Lídia Cruz
  • Renascença
  • Mater Amabilis
  • Elvira Linares
  • Notre Dame
  • Concórdia
  • EAG
  • Projeto Vida
  • Beka
  • Guilherme de Almeida
  • Casa Verde
  • E.E. Célia Ribeiro
  • Dourado
  • Gardhon Bandeiras
  • Campos Salles
  • PL Sports
  • Presbiteriano
  • Fênix Sta Paula
  • Médici
  • Centenário
  • Aclimação

Os Jogos Escolares Paulista 2023 - JEP prometem continuar sendo uma vitrine para o talento e a paixão pelo esporte, proporcionando momentos de emoção e aprendizado para os jovens atletas de São Paulo.

Página 1 de 13

FEDEESP - Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo © 2023 - Site By JKA

Pesquisar