Dia do Desporto Escolar

Dia Nacional do Desporto Escolar: Fomentando a importância do esporte como ferramenta educativa

Em 25 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Desporto Escolar, uma data que destaca a relevância da prática esportiva como uma ferramenta de desenvolvimento de competências, habilidades e fatores sociais para crianças e jovens.

A origem dessa comemoração remonta à fundação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), entidade responsável pela gestão do esporte no âmbito educacional, desde o ensino básico até o médio. A oficialização da data ocorreu em 2023, por meio da Lei nº 14.579.

O esporte escolar consiste na prática de vivências esportivas no ambiente das escolas, com propósitos educativos. A pedagogia do esporte busca enxergar as modalidades esportivas como ações educativas e formadoras de cidadania. Dessa forma, a prática esportiva no contexto escolar envolve intervenções pautadas em compromisso, responsabilidade, organização, intencionalidade e responsabilidade educacional.

A utilização do esporte como uma ferramenta educativa tem raízes históricas profundas. Registros indicam que sua sistematização ocorreu no século XIX, quando o educador Thomas Arnold codificou os jogos existentes e os institucionalizou, reconhecendo a pedagogia inerente às práticas esportivas. Nessa época, surgiu o idealismo olímpico, enfatizando o fair play e o associacionismo como pilares da ética esportiva.

O esporte educacional carrega consigo valores culturais e sociais, reproduzindo a ordem sociocultural de uma determinada sociedade. Portanto, sua prática proporciona uma educação que reflete os valores escolhidos pelos educadores. Além disso, a utilização do esporte na escola estimula a cooperação, justiça, respeito ao próximo e valorização do trabalho, entre outros aspectos importantes.

No Brasil, o esporte foi gradativamente integrado aos programas de Educação Física durante o século XX, ganhando maior influência a partir do final da Segunda Guerra Mundial. O país passou a adotar a iniciação esportiva a partir da 5ª série do ensino primário, enquanto a Educação Física se afastou dos esportes.

Com o passar do tempo, houve discussões sobre a real função e identidade da educação física, resultando na separação entre essa disciplina e o esporte. Surgiram atividades esportivas extracurriculares, visando o desenvolvimento de aspectos sociais, como inclusão social, tratamento de crianças em situação de risco, desenvolvimento de talentos esportivos e preparação de equipes para competições inter-escolares.

Nesse contexto, a CBDE e a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (FEDEESP) desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do desporto escolar no Brasil. Desde a fundação em 2000 a FEDEESP se destacou como pioneira, organizando o primeiro campeonato escolar do sistema CBDE em 2002, na cidade de São Paulo. 

Motivo de orgulho para todos as escolas, professores e dirigentes que militam para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária através do desporto escolar.

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