Judô, atletismo, esgrima e karatê mobilizam atletas escolares no estado em busca de vaga para competições nacionais.
O sábado marcou o início das disputas das modalidades individuais dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). Seletivas de atletismo, karatê, judô e esgrima foram realizadas, reunindo centenas de estudantes em busca de classificação para as próximas etapas e a chance de representar São Paulo nos Jogos Escolares da Juventude e nos Jogos Escolares Brasileiro (JEBs).
No judô, a primeira classificatória ocorreu em Praia Grande, no Ginásio Falcão, com a participação de mais de 500 judocas das categorias Sub14 e Sub17. A atleta Giovanna Fioramonte Imhof, do Colégio Líder de São Vicente, veterana com títulos no JEESP, Jogos da Juventude e destaque do COB em 2024, foi uma das campeãs da etapa. "É muito bom estar de volta ao JEESP e ter mais uma oportunidade de representar o Estado nos campeonatos escolares brasileiros. Esta foi a minha primeira vitória aqui em Praia Grande e estarei ainda mais focada para a seletiva final em Hortolândia", afirmou a judoca.
Apesar da chuva persistente, o atletismo mobilizou um grande número de atletas na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo. Luís, estudante do SESI 085 de Piracicaba, conquistou a prata no salto em altura e comentou sobre sua preparação: "Os treinos vão se intensificar na busca por melhores resultados. Saí de uma lesão, mas estou bem focado em conquistar uma vaga para o brasileiro".
A seletiva estadual escolar de esgrima definiu os representantes de São Paulo para os Jogos Escolares da Juventude. Bernardo Meneses Bicalho, do Colégio Santa Cruz (São Paulo), foi um dos classificados. "A esgrima é parte da minha vida e não me imagino fazendo outra modalidade. Estou muito feliz em representar São Paulo nos Jogos da Juventude", declarou.
O karatê também registrou expressiva participação de atletas escolares da categoria Sub14 nas disputas de kata e kumitê, realizadas no Complexo Desportivo Baby Barione.
O JEESP é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Esportes, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Superintendência do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e execução da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (FEDEESP). Em 2024, o evento mobilizou mais de 400 mil participantes.
Além da competição, o JEESP visa fomentar a integração entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio e se consolida como um celeiro de talentos, com potencial para integrar delegações paulistas em competições nacionais e programas de incentivo ao esporte. A iniciativa também contribui para o desenvolvimento do Desporto e Paradesporto Escolar, alinhado à BNCC e ao Currículo Paulista, promovendo a formação integral dos jovens.