Jogos Escolares Sul-Americanos 2025: Brasil desiste de sediar, e competição muda para Assunção

Falta de recursos do governo brasileiro leva à transferência do evento para a capital paraguaia, única concorrente do Rio de Janeiro para os Jogos Pan-Americanos de 2031.


Os Jogos Escolares Sul-Americanos de 2025, que aconteceriam em Brasília em dezembro, não serão mais sediados pelo Brasil. O evento, um dos maiores do mundo na categoria, foi cancelado no país e transferido para Assunção, capital do Paraguai. A decisão foi aprovada por unanimidade em uma reunião extraordinária do Conselho Sul-Americano do Desporto (Consude), organizador da competição, realizada nesta quarta-feira, 2 de julho.

A principal razão para a mudança, de acordo com os organizadores, é a falta de recursos. O Ministério do Esporte brasileiro, após uma análise detalhada, constatou uma redução orçamentária que inviabiliza a manutenção do evento no Brasil. A própria pasta confirmou que a decisão se deu "em razão do contingenciamento de recursos e dos ajustes orçamentários necessários ao equilíbrio das contas públicas, o que exigiu do Ministério do Esporte a reavaliação do seu plano de trabalho".

A nova sede, Assunção, é também a única concorrente da candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para receber os Jogos Pan-Americanos de 2031.

Vale lembrar que a edição deste ano dos Jogos Escolares havia sido anunciada com grande destaque pelo governo brasileiro em dezembro do ano passado. Na ocasião, o Ministério do Esporte chegou a publicar que o "evento reforça o papel do Brasil e do governo do presidente Lula como referência na organização de grandes competições esportivas".

Enquanto o Paraguai tem expandido sua presença no cenário esportivo internacional sediando eventos como os World Skate Games, o Mundial de Rally e o Pan-Americano Júnior , o Brasil tem enfrentado uma tendência de perda de grandes eventos. Nos últimos dois meses, o país viu pelo menos duas competições internacionais de modalidades olímpicas serem canceladas, ambas no Rio de Janeiro, e outro evento se aproxima com dificuldades de patrocínio.

FEDEESP - Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo © 2025 - Site By JKA

Pesquisar